Realização de Escola de Inverno de Ação Humanitária no Iscte

Entre os dias 13 e 24 de novembro, realizou-se a terceira Escola de Inverno do projeto HumAct no Iscte, Lisboa, reunindo professores e alunos dos parceiros do projeto, sobre o tema “Ação Humanitária e Alterações Climáticas”. O objetivo foi discutir temas e estratégias para atuar nas mudanças climáticas, nas migrações forçadas e nas necessidades de profissionalização do setor humanitário nos países parceiros do projeto. Durante a Escola de Inverno, os participantes tiveram a oportunidade de participar em sessões plenárias, workshops, ministrados pelos professores envolvidos no projeto e ainda participar em visitas de estudo à Proteção Civil Portuguesa, ao Museu do Azulejo e à Feira da Ilustração em Setúbal. Os estudantes das diferentes universidades trabalharam em conjunto em diferentes projetos, tiveram a oportunidade de desenvolver novas ideias e estratégias de intervenção e depois apresentá-las à audiência.

A Escola de Inverno contou com oradores convidados, representantes de diversas ONG, a Secretária de Estado da Proteção Civil de Portugal, Patrícia Gaspar; a Diretora do Departamento de Desenvolvimento do Instituto da Segurança Social, Inês Amaro; a Presidente da Associação Internacional de Escolas de Serviço Social (IASSW), Annamaria Campanini; o Presidente do Conselho Internacional de Bem-Estar Social (ICSW), Sang Mok Suk e o Presidente da Federação Internacional de Assistentes Sociais (IFSW), Joachim Mumba.

A Escola de Inverno contribuiu em grande escala para os objetivos do projeto, reforçando as capacidades para o desenvolvimento dos currículos nacionais em Ação Humanitária, através da troca de ideias e boas práticas entre as universidades parceiras. Para os alunos foi uma excelente oportunidade para adquirirem novas competências e aprofundarem conhecimentos em contextos e desafios da ação humanitária.

Assista ao video da Escola de Inverno