Terminou o projeto InovHumRe – Innovation in Humanitarian Response, que durou três anos e envolveu a cooperação entre universidades e ONG de cinco países. O projeto mobilizou, em Portugal, o Iscte-Instituto Universitário de Lisboa e IMVF (Instituto Marquês de Valle Flôr); em Espanha, a Universidad Nacional de Educacion a Distancia (UNED) e Fundação Magtel; na Turquia, a Universidade Hacettepe, SHUDER e Sened Dernegi; no Brasil, a Fundação Getúlio Vargas e, na Colômbia, a Universidade Icesi.
No Iscte, a equipa foi constituída pelos docentes Paulo Pedroso (coordenador), Joana Azevedo, Jorge Ferreira, Annelien Groten e Raquel Freitas.
As atividades previstas pelo InovHumRe – Innovation in Humanitarian Response foram implementadas com sucesso, como os resultados demonstram:
- Relatório de prospeção (Outlook report), que contém o estado da arte, as metodologias e as boas práticas no que diz respeito à avaliação participativa na área da ação humanitária em cada um dos países envolvidos – Portugal, Espanha, Turquia, Brasil e Colômbia;
- Desenho e implementação de uma nova unidade curricular em Avaliação Participativa em ação humanitária, desenvolvida em parceria entre as universidades parceiras e as ONG do projeto. Foi já ministrada no Iscte, UNED e Hacettepe University, passando a fazer parte da oferta formativa das universidades;
- Criação de um canal no Youtube que reúne o acervo de vídeos elaborados pelos parceiros do projeto. Pode ser utilizado por professores, estudantes e profissionais, como ferramenta educativa para a aprendizagem e ensino da Avaliação Participativa em projetos de ação humanitária;
- Um Handbook, que condensa os conhecimentos adquiridos ao longo do projeto, incluindo exemplos práticos e enquadramento teórico. Procura fortalecer a cultura de avaliação no planeamento e execução de serviços sociais em contextos humanitários.
Como resultado adicional, destaca-se a assinatura Declaração de Lisboa para o “Desenvolvimento do Serviço Social e da Ação Humanitária no século XXI”, entre o consórcio e os presidentes das três principais organizações internacionais de serviço social – International Association of Schools of Social Work, International Council on Social Welfare, International Federation of Social Workers. É uma declaração que coloca em cima da mesa o reforço da ajuda humanitária, a melhoria das competências e aptidões dos assistentes sociais, a conceção de novos programas de formação e a necessidade de apostar na participação e no co-design como estratégias para melhorar a inclusão social. A Declaração foi assinada a 16 de novembro de 2023, no Iscte, durante a Conferência final do projeto.
Neste projeto estiveram envolvidos estudantes, professores, investigadores, ONG, profissionais de ação humanitária e a sociedade civil, em geral. Os resultados estão disponíveis, para utilização gratuita, no website do projeto, na página “Resultados”.
Assista ao Video das atividades do projeto.